O jogo "Asteróides", que pode ser encontrado no site do Maniac World, foi proposto originalmente em 1979 pela Atari Inc., tendo sido um dos jogos arcade mais populares e influentes da época, possuindo um simples enredo: o jogador precisa controlar uma espaçonave com propulsão traseira em um campo de asteróides, através do qual, periodicamente, atravessam disco voadores disparando mísseis (phasers) em direção à espaço nave; dessa forma, o usuário deve utilizar seus mísseis para destruir os asteróides antes que sua espaçonave seja destruída pelos disparos dos discos voadores inimigos ou que aconteça isso ao colidir com os asteróides. Cada vez que asteróides ou discos voadores são destruídos, pontos são acumulados (havendo, portanto, o intuito de acumular o maior número de pontos possível) e, em contrapartida, cada vez que a espaçonave do usuário é destruída uma vida (life) é perdida; ao sacrifício de três vidas, o jogador perde: é o game over (fim de jogo).
Controle do jogo |
Seta esquerda (left)
|
rotaciona a nave para a esquerda |
Seta direita (right)
|
rotaciona a nave para a direita |
Seta para cima (up)
|
aciona os propulsores da nave, movendo-a para a frente |
Barra de espaço (spacebar)
|
dispara mísseis (phasers) |
Tecla 'c'
|
salta momentaneamente para o hiperespaço |
Teclas 'q' ou ESC (escape)
|
finaliza (sai) do jogo |
Cada asteróide destruído (podendo-se ouvir, de fato, o som da explosão) faz com que a pontuação do jogador aumente em vinte pontos; ao colidir com um asteróide, a nave é destruída, fazendo com que o jogador, como descrito anteriormente, perca uma vida. Ao perder as três vidas, o jogo termina (game over) e o jogador perde; dessa forma, enquanto o jogador não morrer ou finalizar o jogo, o jogo continua, sendo os asteróides reinicializados quando todos são destruidos.
O "Asteróides" desenvolvido foi implementado na linguagem de programação C++ de forma conjunta com a biblioteca gráfica OpenGL (de especificação aberta e multiplataforma e que contém rotinas gráficas e de modelagem 2D e 3D utilizada para o desenvolvimento de aplicações em Computação Gráfica) e o toolkit GLUT, que facilita o desenvolvimento das aplicações gráficas e fornecem uma maior abstração além de prover funções para criação de janelas e gerenciamento de eventos. Dessa forma, pelo fato de a OpenGL ser multiplataforma, o desenvolvimento pôde ter sido feito sem problemas nas plataformas Windows e Linux.
Desenvolvedores
Write a comment
Andre (Sunday, 04 December 2016 11:09)
Nao consigo acessar o codigo fonte :/